Seniores e férias em família:
Destino, horários, hotel. Ao definir os planos para as férias em família, com os pais ou avós, há aspetos que deve ter em consideração para que sejam seguras.
1. É fundamental planear as férias em família
É essencial ter em conta as necessidades e limitações dos idosos antes de se decidir por um destino de férias. Por exemplo, escolher um destino que não tenha um hospital que seja facilmente acessível é uma má opção. Por outro lado, passar as férias de verão numa grande cidade implica, geralmente, muitos passeios a pé, calor e pouco descanso, uma trilogia inadequada (e perigosa) para quem tem mais de 65 anos.
2. Atenção às condições de segurança
Muitos seniores têm problemas de equilíbrio, o que favorece as quedas. Por isso, certifique-se de que a casa ou hotel é de fácil acesso e que reúne as condições mínimas de segurança. Se for caso disso, afaste obstáculos que existam entre o mobiliário e fixe os tapetes.
3. O que deve levar na bagagem
Não se esqueça de providenciar que o sénior leva todos os medicamentos que toma habitualmente, bem como vestuário e calçado adequado ao destino que escolheram.
4. Tenha o contacto do médico assistente "à mão"
Além do esquema dos horários dos medicamentos que o idoso toma, tenha sempre consigo o número de telefone do médico assistente para poder contactá-lo rapidamente caso haja necessidade.
5. Conserve bem os alimentos
Tenha também em conta que o calor propicia as intoxicações alimentares, pelo que deve ter alguns cuidados e evitar alguns alimentos (para saber mais leia o artigo Verão: cuidados com as intoxicações alimentares).
6. Faça as refeições a horários regulares
As refeições devem ser saudáveis, fracionadas, feitas em conjunto e, sempre que possível, nos mesmos horários. Períodos de jejum prolongados são prejudiciais para a saúde (em todas as idades, aliás) e é necessário não esquecer que, muitas vezes, quem tem mais de 65 anos precisa de tomar vários medicamentos às refeições, o que reforça ainda mais a importância de fazê-las sempre nos mesmos horários (o que também ajuda a evitar que os idosos se esqueçam de tomar a medicação).
7. Torna a hidratação uma prioridade
Principalmente nos dias mais quentes, beber muitos líquidos é fundamental para o bom funcionamento do organismo do idoso, especialmente vulnerável aos efeitos do calor (tal como o das crianças). Água, sumos naturais e chás/ tisanas sem adição de açúcar são boas opções para evitar a desidratação, situação que pode ter consequências graves.
8. Aplique proteção solar sempre
Não se esqueça de se assegurar de que os mais velhos aplicam protetor solar com fator de proteção solar não inferior a 30 (e superior a 50 no rosto) antes de saírem de casa e renovam a aplicação regularmente. Respeite o "horário vermelho": toda a família deve evitar a exposição solar entre as 11h e as 16h (veja o vídeo Regras para um verão sem sobressaltos e fique a par de todos os cuidados que deve ter). Aproveite esse período para reunir toda a família em volta da mesa e joguem às cartas, dominó, Monopólio... Há mil e uma opções de jogos para todas as idades e é uma oportunidade para gozarem da companhia uns dos outros.
9. Esteja atento
Se o idoso sofrer de algum tipo de patologia que afete a memória e/ou o sentido de orientação, assegure-se que ele não se afasta do local onde estão (na praia, por exemplo) e que tem sempre consigo um documento de identificação e o contacto telefónico de um familiar. Peça ajuda aos seus filhos nesta tarefa.
10. Momentos felizes combatem depressão
Muitos seniores sofrem de isolamento e de depressão, o que afeta a saúde e bem-estar geral. Esta é uma oportunidade, por excelência, para que os mais velhos convivam com os mais novos, se sintam incluídos na rotina familiar e que tenham uns dias de férias felizes.