O que é?

As lesões do punho e da mão são das mais frequentes em traumatologia.

 Alguns dos desportos que se associam a lesões da mão e punho são o hóquei, skating, ciclismo e boxe. As crianças e os adolescentes apresentam mais lesões do punho do que os adultos.  Das lesões desportivas, 3 a 9% envolvem a mão e punho. No futebol, essa percentagem pode chegar a 14% e na ginástica a valores entre 46 e 87%. 

 Embora sejam comuns, muitos atletas não procuram tratamento e esse atraso pode causar problemas a longo prazo.

Causas

As lesões da mão e punho podem ter diversas causas como as doenças reumatológias, os distúrbios metabólicos, tumores, doenças infeciosas e traumas.

Podem resultar de microtraumatismos de repetição ou de traumas únicos.

 

Tratamento

Este tipo de lesões necessita de ser tratada e esse tratamento, realizado logo após o diagnóstico, deve ser feito de uma forma agressiva de modo a se obterem os melhores resultados no menor tempo possível. Para esse efeito, os meios auxiliares de diagnóstico e as técnicas cirúrgicas devem ser utilizados visando a total recuperação, fundamental para a continuação da prática desportiva.

Prevenção

 A melhor prevenção das lesões da mão e do punho é o uso de equipamento adequado que proteja as mãos e os punhos. Esse equipamento deve ser adequado à modalidade desportiva e pode incluir luvas, protetores de punhos.

 As luvas protegem os nervos e a pele das mãos em caso de queda ou impacto direto. Um adequado aquecimento também reduz o risco de lesões a este nível.

Doenças relacionadas