Alimente-se contra o stress

Alimentação
Cérebro e saúde mental
Prevenção e bem-estar
3 mins leitura

“Mente sã, corpo são” e vice-versa. Aquilo que come pode ajudá-lo a fazer uma melhor gestão do stress e, consequentemente, a mantê-lo mais saudável.

Aprender a gerir o stress é fundamental, pois, quando em níveis demasiado elevados, o stress tem repercussões na nossa saúde e bem-estar, embora o seu impacto varie de indivíduo para indivíduo. De um modo geral, existem estratégias que ajudam a prevenir e gerir o stress e estas envolvem, entre muitas outras, a forma como nos alimentamos - desde os horários a que fazemos as refeições ao tipo de comida que colocamos no nosso prato. Conheça aqui os alimentos a privilegiar e os que deve, por outro lado, evitar.

 

7 estratégias para uma alimentação contra o stress

 

1. Não fique em jejum mais de três horas

As refeições devem ser fracionadas, com intervalos não superiores a três horas entre cada uma, o que permite manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Saltar refeições, especialmente o pequeno-almoço, provoca a descida dos níveis de açúcar no sangue, o que por sua vez causa mau humor, irritabilidade e fadiga. 

 

2. Siga uma alimentação equilibrada e diversificada

Uma dieta saudável e diversificada permite-nos obter as vitaminas, minerais, hidratos de carbono complexos, gorduras essenciais, aminoácidos e água de que necessitamos, ajudando a evitar e a contrariar o impacto do stress no organismo.

 

3. Priviligie um prato colorido

Privilegie a fruta, os vegetais, os hidratos de carbono complexos e não se esqueça de ingerir peixe: o salmão, a sardinha, o atum, o arenque e a cavala são exemplos de peixes ricos em ácidos gordos essenciais ómega-3, gorduras saudáveis com efeitos benéficos. 

 

4. Evite alimentos refinados…

Os alimentos refinados (açúcar, bolos, refrigerantes…) pertencem ao grupo dos hidratos de carbono simples e são absorvidos e digeridos rapidamente pela corrente sanguínea, sendo pouco saciantes e causando “picos” de energia. O açúcar não tem vitaminas, minerais ou fibras e o seu consumo em excesso contribui para o desenvolvimento de várias patologias.

 

5. …E prefira hidratos de carbono complexos

Dentro deste grupo encontram-se os cereais, o arroz, a batata e a massa, assim como o grão, feijão e lentilhas. O organismo absorve e digere os hidratos de carbono complexos com lentidão, dando a sensação de saciedade e mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis.

 

6. Não abuse do álcool e da cafeína

Algumas bebidas têm um efeito estimulante e devem ser ingeridas com moderação – e evitadas em períodos de stress. Falamos de café, chá e bebidas energéticas. As bebidas alcoólicas também devem ser consumidas com moderação. 

 

7. Usufrua das refeições

Por último, não se esqueça de que a forma como faz as suas refeições também é importante. Coma devagar, sentado e sem pressa, sempre que possível em família e tente usufruir do momento.

Publicado a 28/05/2014
Doenças