10 benefícios do café

Alimentação
6 mins leitura

O café é uma bebida muito presente nas nossas vidas e a boa notícia é que pode trazer vários benefícios à saúde quando consumido em moderação.

A “reputação” do café já teve os seus altos e baixos ao longo dos anos. Mas por que razão era visto como um alimento pouco saudável para agora considerar-se que tem vários benefícios? Não é fácil avaliar um aspeto isolado da nossa dieta e associá-lo a determinado problema de saúde, pois há vários fatores que devem ser tidos em consideração. No caso específico do café, as primeiras investigações feitas nem sempre tinham em consideração que as pessoas que consumiam muito café também tendiam a ser fumadoras e sedentárias. Uma vez ajustados esses fatores, foi possível estabelecer uma associação entre o café e uma redução da mortalidade.

Quando consumido em moderação, o café pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde, o que é uma boa notícia para os apreciadores desta bebida. Assista ao vídeo e fique a conhecê-los.



Benefícios do café

 

1. Pode reduzir o risco de diabetes tipo 2

Pessoas que bebem café com regularidade têm menor probabilidade de vir a desenvolver diabetes tipo 2 (que ocorre quando o nosso corpo não consegue usar corretamente a insulina, permitindo que o açúcar se acumule no sangue) comparativamente a quem não tem este hábito, defendem vários estudos. Este efeito deve-se ao facto de o café promover um melhor metabolismo do açúcar e da insulina.

 

2. Protege o cérebro contra doenças neurológicas

O consumo de café está associado a um menor risco de doenças neurológicas, nomeadamente a doença de Parkinson e a de Alzheimer. Nesta última, a cafeína presente em duas chávenas de café já pode oferecer uma proteção significativa. A investigação sugere que mulheres com 65 anos ou mais que bebiam duas a três chávenas de café por dia tinham menor probabilidade de desenvolver demência de um modo geral.

No caso da doença de Parkinson, que afeta sobretudo pessoas mais velhas, os sintomas mais comuns são tremor, rigidez muscular e alterações no discurso e ao caminhar. O café pode ajudar estes doentes a controlar melhor os seus movimentos.

 

3. É aliado de um fígado saudável

Tanto o café como o descafeinado podem proteger este órgão pelo facto de as pessoas que bebem café terem maior probabilidade de ter níveis de enzimas hepáticas dentro dos intervalos considerados saudáveis comparativamente a quem que não bebe café.

Em pessoas que apresentam maior risco de cirrose (por exemplo, quem tem doença do fígado gordo ou consumo excessivo de álcool), o café parece ter um efeito protetor contra o seu desenvolvimento.

 

4. Dá-nos energia

É a cafeína a responsável pelos elevados níveis de energia que podemos sentir após beber um café. Mas este estimulante natural também tem outros efeitos: melhora a memória, o humor, os tempos de reação e até o desempenho mental. A cafeína pode melhorar a nossa resistência e desempenho na prática de exercício físico.

Mas para ter estes benefícios, o consumo de café deve ser moderado. Em doses baixas a moderadas, a cafeína pode aumentar o nosso estado de alerta, níveis de energia e capacidade de concentração. Já quando é ingerida em doses maiores, pode ter efeitos negativos, como ansiedade, inquietação, insónia (sobretudo quando consumida mais ao final do dia) e aumentar o ritmo cardíaco.

 

5. Contribui para uma melhor gestão do peso

Sabia que queimamos mais calorias quando consumimos café de forma regular? A cafeína presente no café pode ajudar-nos a gerir melhor o peso e a “queimar” mais gordura, sobretudo quando praticamos exercício físico. Deste modo, o café pode ajudar a reduzir o risco de obesidade.

 

6. Pode promover uma maior longevidade

Pessoas que bebem café apresentam uma menor probabilidade de morrer de algumas doenças que registam maior mortalidade no sexo feminino, como diabetes, acidente vascular cerebral (uma chávena de café por dia já contribui para baixar o risco), doença renal e doença cardíaca coronária.

 

Atenção!

Em excesso, a cafeína pode provocar ansiedade e desidratação.

 

7. Proteção contra o cancro

O café pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro, como o oral, da próstata, do fígado e o colorretal. Ainda não se sabe exatamente de onde advém este efeito protetor, mas pode ser em parte devido ao seu elevado teor em antioxidantes, fator importante na prevenção do cancro.

Investigadores descobriram que, no caso das mulheres, as que bebiam café ou descafeinado tinham uma probabilidade 26 % mais baixa de desenvolver cancro colorretal.

 

8. Diminui o risco de insuficiência cardíaca

Uma a duas chávenas de café por dia pode ajudar a reduzir a probabilidade de ter falência cardíaca - um problema em que o coração tem dificuldade em bombear o sangue para o resto do corpo em quantidades adequadas -, pelas suas propriedades diuréticas.

 

9. É bom para a saúde mental

Tanto o café como o descafeinado têm polifenois, que atuam como antioxidantes e reduzem os efeitos negativos do stress oxidativo e da inflamação nas nossas células.

Além disso, o café em quantidade moderada pode:

  • Ter benefícios neurológicos e atuar como antidepressivo
  • Melhorar o humor
  • Reduzir o risco de depressão (quando consumido em moderação, menos de seis chávenas por dia)

 

10. Previne as pedras na bexiga

As pedras na bexiga mais comuns são compostas por colesterol. O café pode ajudar a preveni-las porque pode evitar que o colesterol se transforme em cristais na bexiga. Ao estimular as contrações da bexiga e a diurese, pode aumentar a circulação de bílis para que o colesterol não se acumule.

 

Mas o café também pode ter alguns riscos

Os potenciais riscos do café quando consumido em excesso estão sobretudo associados aos efeitos da cafeína. Um exemplo é o aumento temporário da pressão arterial.

Mulheres grávidas, a tentar engravidar ou que estão a amamentar devem ter precaução na ingestão de cafeína, ingerindo no máximo menos de 200 mg de cafeína por dia (o equivalente a cerca de duas chávenas de café).

O consumo excessivo de café pode provocar azia, nervosismo ou até com insónias.

 

Não se esqueça:

A adição de açúcar, natas ou xaropes ao café é desaconselhada, pois pode “anular” os benefícios do café.

Fontes:

Cleveland Clinic, outubro de 2022

Harvard T. H. Chan School of Public Health, outubro de 2022

Johns Hopkins Medicine, outubro de 2022

Mayo Clinic, outubro de 2022

WebMD, outubro de 2022

Publicado a 22/09/2023